O que é time lapse?

Time lapse é uma técnica de fotografia para vídeo. Inicialmente, várias fotografias são capturadas de forma independente e com intervalos de tempo fixos entre um quadro e outro.  Estes intervalos podem durar alguns segundos ou minutos, dependendo do efeito que se deseja gerar.

Um salto em alguns segundos, uma sequência.
Várias fotografias de um período de tempo: um pulo em alguns segundos – uma sequência.

Após capturar as fotografias, elas são convertidas em frames para o vídeo. São organizadas numa sequência, que exibirá 24 ou 30 frames por segundo. A velocidade da reprodução é que gera o efeito de aceleração, criando uma ruptura temporal que representa a passagem de tempo em um curto período, como o pôr do sol em alguns segundos. Quanto maior o número de fotografias e o tempo entre um clique e outro, maior será o tamanho da sequência e sua duração.

É uma técnica simples porém exige muita atenção e paciência para ser produzida. Por exemplo: para se produzir uma time lapse com duração de 10 segundos contendo 30 frames por segundo serão necessárias 300 fotografias. E se o intervalo entre uma captura e outra for de 20 segundos será preciso dedicar 1 hora e 40 minutos fotografando o mesmo ambiente, isso sem contar o tempo gasto com a preparação e possíveis erros.

Uma variação da técnica pode ser obtida pela inversão da sequência. Vamos supor que estamos fotografando sucessivamente a montagem de um carro desde o inicio até o fim. Se iniciarmos a cena pelo último quadro e retrocedermos até o começo, teremos a desmontagem do automóvel ao invés da montagem.

O vídeo abaixo é um exemplo do efeito visual que a time lapse proporciona. Ele mostra os 3 anos entre a demolição de um prédio e a construção de outro novo e a tecnologia envolvida em 3 minutos de duração. Foram utilizadas 45 mil fotografias e dedicado muito tempo para a captura delas.

3 Years At The Same Place (French) from Ramon on Vimeo.

Leave a Reply